Ata de Fundação da PIB Gávea

Ata de Fundação da Igreja Batista da Gávea em 15 de Setembro de 1956

Ata do concílio por ocasião da organização da Igreja Batista de Gávea, aos 15 de setembro de 1956, às 20hs, na Rua Major Rubens Vaz 193, na Gávea, o irmão José Rodrigues da Costa, diácono da Igreja Batista de Botafogo, Igreja que patrocinou a organização, deu início aos trabalhos com o cântico do hino 474; e orou ao Senhor o irmão Lázaro Jorge de Camargo. Estando presente um conjunto coral da Igreja Batista de Lins de Vasconcelos, teve oportunidade de apresentar um dos seus belos hinos.
Já estando na casa o pastor Altino Rodrigues Marques, fez a leitura do Salmo nº 100 e teve ensejo para a apresentação de um hino o coro da Igreja Batista de Parque Lafaiete, em Caxias, e enquanto cantava chegou o pastor Paulo Pinto Machado, pastor da Igreja Batista de Magalhães Bastos.
Já nesta hora estavam também na casa os diáconos: João Batista Trindade, Merite Teixeira (da Igreja Batista de Ipanema).
Por solicitação do dirigente foi lida a lista dos nomes dos irmãos que pretendiam se organizar em Igreja, que foram:

Izaltina de Souza,
Alvaro de Souza,
Maria Luiza de Souza,
Zilda Pedrosa,
Flora Soares,
Maria da Gloria Teixeira,
Brasilina Mendes,
Alda Fernandes,
Perciliana da Silva,
Maria Benedita,
Guiomar Soares,
Maria Odete Vieira,
Joviana Salgado,
Celina Namber Soares,
Aurea Silva,
Sebastiana Belmiro,
Esmail Rodrigues,
Ormínia de Souza Rodrigues,
Aldovrando Gomes de Almeida.

Dando-se oportunidade para quem quisesse ser membro fundador, apresentaram-se:

Maria José Gomes,
João Belmiro,
Memézio Joaquim dos Santos,
Odete Souza dos Santos,
Zulmira T. Rodrigues,
Maria Afonço Rodrigues,
Roldão da Silva Braga,
Eunice da Silva Braga,
Lázaro Jorge de Camargo,
Carolina Conceição dos Santos.

Estes da Igreja B. de Botafogo.

Homero Batista Trindade,
Ana Rita B. Trindade,

da Igreja Batista de Olaria.

Otacília Francisca Marques, da Igreja Batista de Rio Bonito: Estado do Rio: 32 nomes, portanto, sendo 29 de Botafogo, 2 de Olaria e 1 de Rio Bonito. Ouviu-se mais um hino pelo coro de Parque Lafaiete e com uma oração pelo Pastor Altino, fez-se organizada a Igreja.Foi cedida a palavra ao pastor Paulo Pinto Machado que faria o sermão oficial, mas já tendo feito a leitura da Bíblia, o pastor Paulo, vimos entrar no salão o pastor Fernando Machado Borges e sua D. ma. Esposa: Da. Arite Drumond Borges. E como era o convidado para ultima palavra, o pastor Paulo gentilmente lhe passou a palavra e assim tivemos a oportunidade de ouvir os conselhos indicados para o momento. A seguir a novel Igreja foi saudada por representantes das Igrejas de: Rocinha, Alegria, Magalhães Bastos e Ipanema. E com o cântico do hino 456 e oração encerraram-se os trabalhos, ficando determinado que houvesse uma sessão extraordinária no dia seguinte às 15hs. para eleição dos oficiais da Igreja.

Secretário Interino: Aldovrando Gomes de Almeida

Moderador: José Rodrigues da Costa.